Telhado verde: saiba quais são os principais benefícios

Quando vamos reformar ou construir um imóvel será que pensamos no impacto que a construção promove no meio ambiente? Será que pensamos em alternativas e projetos sustentáveis para minimizar seus efeitos?

Se você se enquadra nesse perfil, saiba que há uma alternativa que está começando a ser adaptada no Brasil que é o telhado verde ou Sky Garden.

O que é o telhado verde?

O impacto ambiental causado pelas ações dos homens estão cada vez mais em evidência, por isso, tem se tornado uma grande preocupação encontrar soluções para lidar ou amenizar esse problema.

O setor da construção civil tem se preocupado bastante com a criação de projeto arquitetônico sustentável, pois é inquestionável que a construção civil tem um impacto muito grande no meio ambiente, sobretudo quando estamos em constante movimento de urbanização.

Portanto, uma das soluções pensadas para minimizar e compensar os efeitos nocivos da evolução ao meio ambiente foi a criação do telhado verde, que já está sendo adotado em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, porém, ainda em menor escala.

O telhado verde, que também recebe outras denominações, como jardim suspenso ou cobertura verde, nada mais é do que um projeto de arquitetura composto por uma cobertura vegetal instalada na parte superior da casa, ou seja, no telhado ou laje.

Sua instalação requer trabalho profissional para que não surjam problemas indevidos, pois o telhado verde requer uma estrutura de preparação, por exemplo, se for uma laje é necessário impermeabilizá-la. Se dor telha, é necessário retirá-las e colocar forro de compensado para servir como a base da cobertura vegetal.

Após esse processo inicial é seguido para as próximas etapas, onde será colocado mantas de impermeabilização para evitar infiltrações, e um sistema de irrigação e drenagem no telhado, além de, claro, terra, adubo e as plantas!

Vantagens do telhado verde

As vantagens do telhado verde são várias, fazendo com que esse projeto arquitetônico sustentável seja uma ótima alternativa para combater os impactos ambientais, como também para solucionar outros problemas advindos da urbanização.

Listamos algumas das principais vantagens da implantação do telhado verde:

  • Age como um filtro de ar, retendo as partículas de poluição
  • Ajuda a melhorar o ar urbano, já que as plantas reduzem a poluição e limpam o ar através da fotossíntese
  • Minimiza as ilhas de calor nos centros urbanos
  • Nos meses secos, os telhados verdes ajudam a umidificar o ar, o que resulta numa maior facilidade para a respiração
  • Pode diminuir os alagamentos, já que reteria boa parte das águas das chuvas;
  • Pode ser usado para cultivar alimentos orgânicos
  • Possui isolamento térmico, as bi coberturas ficam sempre mais frias do que a temperatura do ar, proporcionando ambientes mais frescos.
  • Possui um excelente isolamento acústico, ou seja, a absorção dos ruídos externos, promove noites de sono mais tranquilas
  • Promove a possibilidade de reutilização da água da chuva
  • Proporciona o aumento de áreas verdes, tão reduzidas pelo avanço urbano
  • Proporciona uma maior economia de energia elétrica, já que não será necessário manter o ar-condicionado/ventilador ligado o tempo todo
  • Torna-se abrigo de aves e animais nativos e ajudam no controle das pragas urbanas
  • Entre outros.

Entretanto, apesar das inúmeras vantagens do telhado verde, existem algumas desvantagens que merecem notas, por exemplo, o orçamento do telhado verde ainda é bastante elevado, e se não for bem instalado, corre o risco de haver infiltrações pela casa/edifício, além do mais, sua manutenção deve ser feita entre uma a duas vezes por ano.