Tecnologia para prédios comerciais: conheça as principais

Existem muitos exemplos de tecnologia para prédios comerciais. Quem gerencia um imóvel desses, precisa conhecer esses recursos de modo a aplicá-los adequadamente e aumentar a valorização das suas salas.

Um prédio comercial bem protegido e com muitos recursos tecnológicos é mais valioso e, portanto, mais procurado por empresas interessadas em montar uma base de operações ou explorar o espaço.

Para isso, no entanto, é necessário conhecer qual a tecnologia para prédios comerciais que mais faz sentido no seu contexto e como aplicá-la. Ficou interessado? Então siga a leitura do artigo!

Monitoramento virtual é uma tecnologia para prédios comerciais muito útil

Todo prédio comercial se preocupa com a segurança. Afinal, as empresas que ali trabalham contam com recursos valiosos e que podem causar muito prejuízo se forem roubados. Além disso, são dezenas (talvez centenas) de trabalhadores circulando pelo imóvel todos os dias.

Por isso, uma tecnologia para prédios comerciais essencial para quem quer atrair empresas de alto padrão é o monitoramento virtual.

O sistema é útil pois utiliza câmeras e outros recursos para monitorar os movimentos das pessoas nos prédios, mas mantêm seu registro e acesso em outro lugar. Assim, caso aconteça alguma coisa, não há como os bandidos interromperem o monitoramento.

Além disso, caso algum crime seja realizado, sempre há como recuperar as gravações para ajudar a elucidar a situação. Ou seja: o monitoramento virtual ajuda a impedir crimes e solucioná-los.

Portaria remota é um recurso muito útil para prédios comerciais

Em prédios comerciais que querem baixar os custos de operação, mas aumentar a segurança, um recurso muito útil é a portaria remota. Ela funciona da seguinte forma:

É instalada toda uma estrutura que permite que somente pessoas do prédio possam acessá-lo normalmente. Em prédios comerciais, isso pode ser feito por cartão ou, no melhor dos casos, por cadastro biométrico dos funcionários (eles usariam os dedos para liberar a entrada, por exemplo).

Sem o cadastro biométrico, não há como entrar. Para acessar o lugar, é preciso ligar para a portaria remota, que atende a ligação em outro lugar e pede autorização da empresa que receberá o visitante.

O procedimento deixa o prédio mais seguro, ao mesmo tempo que mais econômico e com menos brechas para invasões.

Trancas eletrônicas são essenciais para prédios comerciais

Uma tecnologia para prédios comerciais que é considerada essencial são as trancas eletrônicas, especialmente em imóveis de alto padrão (ou que queiram atrair empresas de nível mais alto).

As trancas eletrônicas garantem que o acesso ao espaço não poderá ser obtido sem o cadastro biométrico. Isso é essencial para garantir a segurança dos bens de uma empresa, além de negar acesso a invasores.

Além disso, algumas empresas de hotelaria estão comprando apartamentos em prédios comerciais ou residenciais e instalando trancas eletrônicas para usar como hotel. A ideia tem sido bem lucrativa e pode ser uma boa ideia para quem quer alugar salas comerciais para trabalhadores freelancers ou quem está na cidade de viagem.

Climatização de ambientes é essencial para ambientes comerciais

Um prédio comercial não está completo sem uma boa tecnologia de climatização de ambientes. No entanto, não basta usar o velho sistema de ar-condicionado, especialmente porque ele é individual e só funciona dentro das salas comerciais.

O ideal é ter um sistema para o prédio inteiro, que misture tecnologias e seja energeticamente eficiente.

Por exemplo, muitos prédios na Europa estão usando camadas de climatização para diminuir os gastos com o ar-condicionado, que só é usado em dias muito quentes.

Essas camadas incluem a presença de plantas, engenharia para criar correntes de ar e outros recursos que resfriam o prédio naturalmente.

Para quem busca por uma boa tecnologia para prédios comerciais, pode ser um diferencial ter um ambiente climatizado e que custe bem menos do que a média da climatização por ar-condicionado.

Alarmes são uma peça de tecnologia para prédios comerciais indispensável

Um recurso de segurança que é essencial para os prédios comerciais é o sistema de alarme, que deve ser compartilhado, mas também individual.

O ideal é ter um alarme para o prédio, capaz de identificar a entrada de pessoas não-autorizadas, mas também ter alarmes para as diferentes salas comerciais e andares do lugar.

Isso porque alguma empresa pode querer trabalhar durante a noite, por exemplo, o que abre brechas de vulnerabilidade para as companhias que não operam neste turno. Dessa forma, os empresários podem ir embora tranquilos sabendo que ninguém vai invadir seu ambiente corporativo.

Esses são alguns dos recursos tecnológicos que valorizam imóveis atualmente. É importante escolher uma peça de tecnologia para prédios comerciais que seja compatível com o seu imóvel e que o valorize, atraindo mais empresas (o que mantém a taxa de ocupação cheia) e fazendo com que ele possa ser revendido a um preço maior.

E aí, o que achou da nossa seleção de tecnologias para prédios comerciais? Tem alguma tecnologia que você conhece, mas que não está na nossa lista? Comente abaixo!