Dicas para economizar energia em casa durante o verão

Com a chegada da primavera e o verão você deve economizar energia. Não apenas pensando no meio ambiente, mas também pensando no seu bolso. O uso de ar condicionado costuma cobrar seu preço nos meses mais quentes do ano.

Seu uso é praticamente essencial, mas devemos tentar seguir uma série de etapas para economizar o máximo possível de energia.

Acho que as 10 dicas a seguir serão úteis para desperdiçar o mínimo:

1- Troque o ar condicionado se ele já estiver obsoleto

Se você estiver em sua casa há 20 anos, é provável que o ar condicionado precise ser renovado. Além disso, se você mora em uma área de climas extremos, talvez seja necessário fazer uma alteração muito antes do recomendado pelo fabricante. Procure um novo ar-condicionado que seja econômico e atenda aos padrões do programa de energia.

2- Métodos alternativos para cozinhar

Em vez de sempre usar o forno, tente usar outros aparelhos, como o microondas. O forno transfere muito calor para toda a casa e isso faz com que você precise recorrer ao ar condicionado com muita frequência. Além disso, deve ficar ligado por mais tempo e com mais potência.

3- Automação do termostato

Se você ainda usa um termostato manual para regular a temperatura do ar condicionado em casa, considere substituí-lo por um automático. Isso será responsável por manter uma boa temperatura quando realmente necessário.

4- Evite o calor do sol

Feche a janela e abaixe a persiana para que o calor do sol não penetre em casa durante as horas em que é mais apertado. Todos os quartos serão mais frios e o ar condicionado não precisará funcionar em capacidade total.

5- Descanse o seu ar condicionado

Tente usar os ventiladores de tempos em tempos para que o ar condicionado não funcione continuamente. Você economizará energia e conseguirá resfriar qualquer espaço da mesma maneira, principalmente se tiver um ventilador de teto.

6- Tomar banhos frios e curtos

Às vezes, a melhor coisa para tirar o calor é tomar um bom banho. Com 5 minutos é suficiente, é o suficiente para se refrescar. Você pode usar aquecedores a gás para esquentar a água somente quando necessário. Isso é melhor do que usar chuveiros elétricos.

7- Instale lâmpadas mais eficientes

Troque as lâmpadas incandescentes pelas atuais com baixo consumo. Aposte em luzes LED. As lâmpadas fluorescentes compactas consomem menos energia e emitem uma luz mais brilhante; portanto, reconsidere essa opção. Além disso, sua vida útil é mais longa.

8- Manutenção do ar condicionado

Tente realizar a manutenção geral do ar condicionado. Se você não se considera capaz, não hesite em contratar pessoal qualificado para realizar as tarefas relevantes. Isso fará seu investimento valer a pena.

9- Verifique se os tubos do ar condicionado estão selados

Você precisa examinar os tubos e as conexões. Você também tem que olhar para os respiradouros. Como no ponto anterior, é aconselhável ligar para uma pessoa qualificada para verificar se tudo está correto.

10- Passe mais tempo longe de casa

Imagino que é isso que a maioria das pessoas quer fazer, para poder passar mais tempo em casa porque estão de férias e foram capazes de ir a outro lugar.

Passeios na praia, nadar na piscina, passeios noturnos… qualquer desculpa é boa para aproveitar o verão. Ao mesmo tempo, você estará economizando mais energia do que em qualquer outra época do ano.