Como prevenir infiltrações nas paredes da sua casa

Saiba como prevenir infiltrações nas paredes da sua casa

Quando aparece alguma infiltração dentro de casa, é normal a parede ou o teto ficarem com um aspecto feio, além de por vezes, ocasionar até mesmo problemas de saúde para os moradores. No artigo de hoje, vamos falar sobre como prevenir as infiltrações nas paredes da sua casa.

As causas para a infiltração são as mais diversas possíveis e por vezes, não estão presentes apenas no local em que é possível visualizar os danos da infiltração, mas sim, por dentro das paredes, piso ou teto.

Caso você não consiga de forma simples, identificar a origem desse problema, pode contar com o auxílio de profissionais especializados.

O primeiro passo é identificar a origem do problema

De acordo com especialistas, a infiltração pode ser encontrada em um local específico na parede de uma casa, mas não necessariamente a infiltração acontece naquele ponto.

Portanto, em alguns casos o mais indicado é que seja feito um estudo sobre o local através de uma empresa especializada, para identificar corretamente onde inicia a infiltração e poder resolver o problema desde a sua origem.

É muito comum encontrar esse problema em partes mais úmidas da casa como, por exemplo, banheiros, cozinha e também na área de serviço, apesar de que não é regra e ela também pode aparecer em outros ambientes.

Além de aparecer em diferentes cômodos, as paredes podem ser as mais atingidas no entanto, teto e o chão também costumam sofrer com a infiltração, principalmente no caso dos prédios.

Os problemas que causam a infiltração na parede podem ser os mais diversos e dependendo do nível de infiltração, o mais indicado pode ser solicitar uma visita técnica de profissionais especialistas para identificar o problema de maneira eficiente.

Confira abaixo, algumas das causas mais comuns para a infiltração:

  • Lajes com impermeabilização malfeita;
  • Infiltração devido à chuva na parte externa;
  • Baldrames e fundações rasas;
  • Trincas no telhado;
  • Portas e janelas com instalação errada;
  • Problemas na instalação hidráulica;
  • Vazamento em tubulações;
  • Fase de obras.

Identificando qual a causa principal, é preciso solucionar esse problema para então, poder iniciar a impermeabilização no local e assim, evitar transtornos futuros ainda maiores.

Como prevenir as infiltrações

Para evitar uma primeira infiltração ou mesmo, impedir que esse problema volte a acontecer, existem algumas ações que precisam ser realizadas para evitar maiores dores de cabeça.

Assim que identificar um pequeno sinal de infiltração, é preciso que seja resolvido imediatamente pois assim, você pode evitar que o problema seja maior para resolver no futuro, além de ser mais fácil identificar o local principal da infiltração.

Além disso, quando identificado logo no início, é possível evitar a quebra de toda a parede ou a retirada de todo o revestimento do piso, até identificar o local principal da infiltração e ter que realizar o reparo por completo.

Especialmente em construções, já é possível evitar esse problema desde o início utilizando impermeabilizantes desde o alicerce da obra e dessa forma, evitar que o problema ocorra no futuro.

Nos dias de hoje, é possível encontrar impermeabilizantes que são exclusivos para alguns cômodos, além de produtos específicos para o material em que será aplicado como, por exemplo, paredes e pisos, além de lajes.

Seja na construção ou mesmo na reforma de uma casa, é possível realizar a escolha da tinta que já tenha o produto impermeabilizante, para evitar e prevenir as infiltrações nas paredes da sua casa.

É sempre bom estar atento às alterações de cores nas paredes ou teto da sua casa, ou ainda, pontos úmidos pelo chão. Qualquer um destes sinais, indicam a possível existência de uma infiltração.

Quando os moradores seguem essas dicas para prevenir as infiltrações, é possível ter uma casa muito mais segura saudável e ainda, livre de infiltrações e outros problemas relacionados à umidade, que fazem mal tanto para a saúde quanto para o bem-estar de todos que nela moram.