Como furar a parede com furadeira sem prejudicar os canos

A maioria das pessoas gostam de usar objetos de decoração em casa que precisam ser pendurados na parede, tanto na sala de estar quanto na cozinha ou em qualquer outro cômodo.

No entanto, se a encanação da residência é embutida, é preciso saber como furar a parede com furadeira sem prejudicar os canos. Isso pode ser um problema para algumas pessoas que não tem ideia de como furar a parede sem causar danos na tubulação.

Às vezes, o furo de um cano pode ser superficial e então você irá precisar chamar uma empresa de caça vazamentos para identificar onde está o problema.

Além dos canos, é preciso levar em consideração também a rede elétrica da casa que geralmente também é embutida e você poderá causar algum acidente se atingi-la.

Observe como furar a parede com furadeira

Furar uma parede não é tão simples como parece porque é preciso tomar alguns cuidados básicos para evitar problemas como o vazamento de água ou o corte de algum fio elétrico, principalmente quando a parede possui rede elétrica e encanação embutida. Se você vai furar a parede da sua casa, siga o passo a passo abaixo.

Desligue o registro de água

Antes de começar a furar a parede com a furadeira, é importante que você desligue o registro de água e também o disjuntor elétrico. Isso é importante para evitar problemas com a forte pressão da água que pode mudar o curso da furadeira ou tomar um choque elétrico.

Não fure em locais próximos da passagem de água

Para furar a parede com furadeira sem prejudicar os canos, é importante que você evite os locais de circulação da água.  Geralmente, a encanação fica na horizontal ou vertical, sendo assim não faça furos onde começa a encanação da pia ou do registro de água, por exemplo.

Visualize na sua mente as linhas retas que os canos tendem a seguir, então quando for furar a parede deixe uma distância de pelo menos 20 centímetros em relação à passagem dos canos.

Mas se você desconfia de que existe algum vazamento na tubulação da sua casa porque a conta de água aumentou, por exemplo, o melhor a se fazer é chamar uma empresa especializada em caça vazamentos, pois eles possuem equipamentos específicos, capazes de identificar onde está o problema.

Abra a tomada

Antes de furar a parede, certifique-se de que não irá furar o local da rede elétrica, para isso abra a tomada mais próxima e observe a direção que fio percorre na parede.

Descubra qual é o tipo de parede

Além de descobrir onde está o encanamento e a rede elétrica, você precisa descobrir qual é o tipo de parede da sua residência. Isso é importante para colocar a broca recomendada na furadeira para fazer o furo. Para descobrir qual é a parede da sua casa, faça um pequeno furo para observar a cor da poeira.

  • Parede de concreto: a cor da poeira é cinza
  • Parede de tijolos: a cor da poeira é vermelha
  • Parede de gesso: a cor da poeira é branca

Cuidado ao furar azulejos

Para furar azulejos, é preciso tomar cuidado porque a broca da furadeira pode deslizar facilmente. Para evitar que isso aconteça, marque o local que será furado com uma fita crepe para que ela ajude a firmar a broca.

Marque o limite da broca

O objeto que você pretende colocar na parede deve ficar bem fixo para evitar que ele caia. Para isso, é importante ter cuidado quando estiver furando a parede para que o buraco não fique grande demais. Para evitar que isso aconteça faça uma marcação na broca da furadeira usando uma fita adesiva.

Gostou destas dicas? A recomendação antes de furar uma parede é observar a planta hidráulica e elétrica da sua residência, mas caso ela não tenha nenhum destes desenhos, basta apenas seguir as dicas que listamos acima para conseguir furar a parede com furadeira sem prejudicar os canos e a rede elétrica da sua casa.

E se você ficar na dúvida, contrate um encanador para lhe informar qual é a probabilidade de os canos estarem onde você deseja fazer um furo na parede.

Estes profissionais possuem equipamentos que identificam o curso da água e assim, você não terá maiores problemas.