Como escolher o tamanho do apartamento ideal?

São vários os fatores que precisam ser considerados na hora de comprar um novo imóvel, tais como o local, preço e espaço. Justamente o terceiro item que mais gera dúvida entre os investidores, e a decisão para como escolher o tamanho do apartamento ideal.

É muito importante dar atenção as medidas, para que o investimento possa ser vantajoso tanto para você como a sua família, pensando sempre no conforto de sua casa. Se o seu gosto for por apartamentos maiores, não pense duas vezes!  

Antes de fazer o orçamento, coloque o espaço e a quantidade cômodos do apartamento. É necessário colocar estes e mais pontos na balança. Se já está pensando em fechar negócio, primeiro considere mais alguns detalhes que iremos te passar.

Quantidade de pessoas em sua família

Quando se pensa em como escolher o tamanho do apartamento ideal muito se tem em conta o número de pessoas em sua família. Se você mora sozinho, é mais fácil definir um apartamento, que só precisa ter um quarto (a não ser que você queira um quarto para hospedes também).

Se é do seu gosto um lugar mais compacto e prático, opte por um estúdio. Mais uma opção interessante de apartamento é o loft, que tem aproximadamente 50m².

Já se você já tem filhos ou pretende ter, pode se ter em conta um espaço com adequação para ao menos 3 integrantes. O ideal é pelo menos um dormitório com 2 ou 3 quartos, adequando as crianças em dormitórios diferentes se possível.

Pense na sua intimidade com o cônjuge. Os dois precisam gostar do tamanho do apartamento e em especial do quarto, que precisa estar em ótimo estado e com uma vista que agrade a ambos.

Os vizinhos

Nada mais desagradável do que se mudar para uma vizinhança barulhenta e que você precisará conviver com barulho. As avaliações prévias podem ajudar, sabendo exatamente o que se passa nessa região da cidade procurada. Em bairros universitários, isso pode ser até diário, dependendo do tamanho da cidade que você vive.

Se o exemplo de vocês condiz com pessoas caseiras, procure pelos bairros residenciais. Será melhor quando você chegar do trabalho, tendo tranquilidade para descansar durante a noite.

Já se o seu caso é de levar uma vida intensa e viajar muito, um apartamento simples e de tamanho pequeno ou no máximo médio já será uma ótima opção. Assim você evita de gastar com limpeza, pois fica pouco tempo na casa e também almoça a maioria dos dias perto do trabalho ou outras cidades.

Quero um espaço para os animais

Uma das grandes dúvidas que se tem é para se animais podem se adaptar a apartamentos, principalmente se for em edifícios altos, onde facilmente você pode ir morar no décimo ou vigésimo andar.

Primeiro de tudo verifique se o condomínio tem alguma restrição para animais. Depois veja se dentro do imóvel a lugares com bastante ventilação e presença do sol, para que os pets se sintam mais confortáveis.

Se a sua ideia é levar um cão, vale pena fazer uma pesquisa prévia sobre quais as raças que se adaptam a ambientes fechados. Tudo para que você não chegue em casa e ele esteja chorando.

Espaço para trabalhar e outras atividades

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais pessoas optam por trabalhar como home office. Então deverá ter em conta o espaço que será improvisado como o seu escritório, onde você colocará mesas, notebook, espaço para café e tudo que for necessário para o bom desempenho enquanto você trabalha.

Pense em um local mais silencioso para trabalhar, onde você não terá distrações e nem ter que parar a toda hora. Dispensa apartamento que estão ao lado de obras em construção.

Dá para usar a sua imaginação para tudo. Tem até freelancers que montam o seu escritório na varanda, ainda mais se o seu apartamento for em um andar bem elevado, com vista para o centro da cidade ou uma avenida movimentada.

Pense nos móveis e na decoração do imóvel

Aqui não importa se você irá ficar a maior parte do tempo no imóvel ou irá ficar apenas por alguns dias durante o mês, é importante pensar em um espaço bem decorado e com móveis bonitos.

Avalie absolutamente tudo: Móveis na sala, banheiro, cozinha, se terá churrasqueira ou não, e qual será o material utilizado para decoração do imóvel, como porcelanato ou imóvel. Se o apartamento for pequeno, será necessário abrir mão de muitos imóveis em cada cômodo.

Lembre-se de pensar e repensar, além de debater muito com a família e amigos. Peça orientação a corretores experientes, em qualquer tipo de imóvel ou especializado em apartamentos. Você estará fazendo uma aquisição que provavelmente irá te receber por anos, e precisa avaliar se irá ficar satisfeito e não irá se arrepender com o futuro.