Dicas para tornar sua construção sustentável

A adoção de práticas sustentáveis é uma exigência nos canteiros de obras. O gestor do projeto tem o desafio de adequar o empreendimento a exigências de ordem socioambiental. Mais que uma imposição, a aplicação de conceitos de sustentabilidade significa a consolidação de uma nova cultura no setor da construção civil.

Para não perder oportunidades, as empresas da construção civil devem prestar atenção em alguns pontos importantes. Seguir as dicas abaixo pode fazer a diferença na hora de fechar um contrato ou de aumentar as chances em uma licitação.

Atenção com aspectos legais

Construir dentro dos preceitos de responsabilidade implica em cumprir as legislações trabalhista, fiscal e ambiental. O mesmo comportamento deve ser exigido de fornecedores e parceiros. Lembre-se que a imagem institucional da construtora  tem um valor inestimável.

Proatividade

Busque implementar práticas que vão além do estabelecido na legislação. A inovação em qualquer aspecto da obra sempre rende ganhos de produtividade. Estimule a participação de funcionários nesse esforço.

Invista em aproveitamento

O responsável pela administração financeira do canteiro tem a obrigação de garantir a qualidade da obra, mas com custos menores. Para isso, conta com o apoio de três conceitos: reduzir, reutilizar e reciclar. O caminho natural é pensar o empreendimento de forma a minimizar perdas e evitar o desperdício de materiais; gerenciar corretamente os resíduos; aproveitar ao máximo a capacidade de reutilização de materiais, além de garantir o maior índice possível de reciclagem.

Eficiência energética

Quando o projeto se preocupa com a eficiência energética da construção, normalmente estabelece as condições necessárias para que os mesmos conceitos sejam utilizados no canteiro. Os ganhos aparecem principalmente na diminuição das despesas decorrentes com iluminação e sistemas de climatização.

Equipamento elétrico

Cresce a utilização de máquinas e ferramentas elétricas nos canteiros de obras. Em um primeiro momento, o ganho é financeiro, pois esses equipamentos evitam o consumo de combustíveis como óleo diesel e gasolina. No entanto, há um benefício adicional pouco destacado, apesar de sua importância: a redução dos níveis de poluição.

Água

A crise hídrica enfrentada por diversas cidades da Região Sudeste reforça a importância do reuso da água também no canteiro. A captação da água de chuva, além de gerar redução de custos, estimula mudança de comportamento e conscientização dos funcionários da obra no que diz respeito à preservação de um bem natural.

Preservação da biodiversidade

A obra deve apresentar processos e utilizar materiais que reduzam o consumo de recursos naturais. Tais cuidados colaboram para a preservação da biodiversidade.

Proteção à saúde

Uma das principais preocupações do administrador do canteiro diz respeito à saúde dos trabalhadores. Entre as várias medidas necessárias nesse sentido, destacam-se o uso de materiais que não apresentem componentes tóxicos na composição (tintas e vernizes, por exemplo) e a substituição daqueles que liberam gases tóxicos durante a aplicação/uso (produtos de limpeza).

Desempenho ambiental

Instale equipamentos e implante técnicas que monitorem o desempenho ambiental da edificação durante o período de execução da obra, e também na etapa de ocupação.

Processo construtivo

Estimule a adoção de boas práticas socioambientais por parte de fornecedores e clientes. Isso contribui diretamente para a melhoria de todo o processo construtivo e gera ganhos em médio prazo. Comece dando o exemplo.

Aspecto social

Dedique atenção especial a iniciativas que visem a melhorar a qualidade de vida de funcionários e da comunidade onde o empreendimento está localizado. Ações de caráter educativo ou ambiental estabelecem laços e geram resultados imediatos.