Como economizar na compra de materiais para a sua obra?

A compra dos materiais para a construção é uma tarefa que exige atenção especial. O ideal é adquirir os materiais certos para a sua obra, com boa qualidade e um custo acessível, mas para isso é necessário se organizar e procurar sempre o melhor negócio. Vamos dar algumas dicas de como economizar na compra de materiais para a sua obra.

Nessa hora é comum escolher a loja que apresenta o menor preço em determinado produto, sem levar em conta a possibilidade de conseguir um desconto ou a qualidade do material, por exemplo. Assim, ao invés de economizar, você pode é cair no prejuízo. Por isso, confira as nossas dicas e descubra a melhor forma de comprar os materiais para a sua obra.

Faça um planejamento

Para começar, faça o seu planejamento. Calcule o que você vai utilizar em cada etapa da obra e organize uma planilha com uma projeção do material que será utilizado. Assim você tem uma noção do que precisa ser comprado em cada momento e a quantidade adequada.

Procure opinião profissional

Um engenheiro com experiência no assunto pode ajudar a economizar na hora de fazer o planejamento. Você pode contratar um profissional especializado ou buscar um serviço de assessoria. O importante é ter a opinião de alguém com conhecimento da área, que vai ser capaz de oferecer soluções inteligentes e criativas para diminuir os custos da obra.

Separe os materiais por segmento

Na hora da compra, elabore uma lista dos materiais necessários, organizando os itens de acordo com categorias. Isso facilita todo o processo de compra. Por exemplo, cimento, areia e tijolos podem estar na lista dos materiais básicos, ou essenciais. Da mesma forma, separe itens para a parte hidráulica, elétrica e os materiais do acabamento, incluindo portas, azulejos e outros detalhes.

Pesquise os preços

Faça uma ampla pesquisa de preços. Você deve ir a pelo menos três lojas diferentes. A própria internet também pode ser uma grande aliada. Compare os preços tanto em lojas físicas quando em lojas online.

A lista separada por categorias é uma grande ajuda. Considere fazer a compra para cada segmento em lojas diferentes, de acordo com a variação dos custos. Adquirir todos os produtos em um só lugar parece prático, mas pode acabar saindo muito mais caro. Lojas especializadas em material elétrico, por exemplo, podem oferecer condições melhores para esse tipo de material.

Analise o custo-benefício

Além do preço, leve em conta o custo-benefício de cada produto. Algumas lojas podem ser mais baratas, mas não oferecem boas condições de pagamento, como parcelamento sem juros. Leve em consideração a validade e o prazo de entrega dos materiais, para evitar prejuízos mais tarde.

Mais do que tudo, você deve estar atento à qualidade dos produtos. Não adianta escolher o mais barato e ter problemas com a sua obra depois.

Compras em grupo

Uma alternativa é realizar as compras em maior quantidade, através dos sindicatos. O preço sai bem mais em conta. Por outro lado, é necessário analisar se é viável para você adquirir o material nesse momento. Verifique se vale a pena realizar a compra com o grupo e deixar os produtos guardados, e se você tem condições de manter esse material em estoque.

Armazene com cuidado

É fundamental armazenar os produtos da melhor forma, evitando perdas. Organize o estoque de acordo com a sua validade, especialmente para materiais como o cimento. Tome cuidado para que itens mais próximos da data de expiração sejam utilizados primeiro.

Acima de tudo, o material deve ser armazenado de forma correta. Deixar os produtos expostos a vento, chuva e outros fatores pode causar prejuízo. Elementos sensíveis como gesso e azulejos devem ser guardados com maior cuidado. Já o cimento e a madeira têm que ser deixados longe da umidade.

E você, sabe mais alguma dica para economizar na obra? Conte pra gente!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *